A Ministra da Cultura, Ana de Hollanda autorizou a liberação dos recursos para construção e instalação do Museu Tropeiros do Sertão, na cidade de Joca Claudinho. Numa audiência solicitada, a pedido, pelo deputado Federal, Wilson Santiago Filho, acompanhado da Prefeita Lucrécia Adriana de Andrade Barbosa e do Secretario Municipal de cultura Joaquim Miguel Amorim Filho, com a Ministra da Cultura Ana de Hollanda, a prefeita expos a situação do convênio aprovado há um ano e meio, através do Edital Mais Museus, daquele Ministério. O Edital aprovou, em todo o país, apenas 5 projetos. O de Joca Claudino foi classificado em quarto lugar, com 22 pontos, empatado com o terceiro classificado, que já era um museu instalado.
O Deputado Wilson Filho, assim como o Senador da República Wilson Santiago, já tinham tratado, parcialmente do assunto em pauta e a Ministra, de posse do processo, nas mãos, verificou que o projeto está totalmente aprovado e afirmou: “Já autorizei ao Presidente do IBRAM a fazer o pagamento. Os recursos sairão do fundo de cultura. Não se preocupe prefeita, nos próximos dias os recursos estarão na conta”.
A Ministra elogiou a iniciativa do município, pela proposta aprovada e incentivou a buscar outros mecanismos para o fortalecimento da economia da cultura e do município, como a economia criativa, por exemplo, que deverá mapear todos os potenciais artísticos em todo país.
O Projeto Museu Tropeiros do Sertão foi o único a ser aprovado no Estado da Paraíba e se propõe fazer um resgate histórico cultural do município, através de objetos que pertenceram aos diversos moradores de Joca Claudino, desde Manoel Mamoso, primeiro proprietário das terras onde está instalada a sede do município, até os atuais. A equipe da Secretaria de Cultura está coletando informações que contribuam para a instalação do equipamento e conta com a parceria de toda população jocaclaudinense, inclusive da rede de educação no município.
Foram várias as conquistas da Prefeita Lucrécia, nestes dois anos e meio de administração, na área da cultura: recentemente, recebeu a doação da primeira Banda Municipal, do empresário João Claudino, que será denominada Poeta Evaristo, criou a Secretaria Municipal de Cultura, foi selecionada com um cineclube, através do edital Cine Mais Cultura, implantou, recentemente o Programa Esporte e Lazer da Cidade, que envolve várias atividades de fomento a cultura, como música, teatro, artesanato, danças populares e dança de rua, além de várias modalidades esportivas e tem apoiado as iniciativas da “Tropa de Danças Regionais de Joca Claudino. Segundo a prefeita, “O acesso às atividades artísticas, ultrapassa as questões de direito ao acesso à cultura. O envolvimento com essas atividades também contribui para que os nossos jovens permaneçam no município, sem sentir a necessidade de sair para os grandes centros, como também trará grande contribuição no processo de formação das nossas crianças e dos nossos jovens.”
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirparabens, secretário o municipio precisa, e agradece todos os seus esforços.
ResponderExcluir